sábado, 8 de abril de 2006

Revista Saber


Nesta edição, sugiro Tortellini de requeijão fresco da Madeira, acompanhado com cebolinhas frescas e pesto de rúcula (uma espécie de alface com gosto amargo, iguaría típica da Itália). No fundo, este prato é confeccionado a partir da fusão entre ingredientes típicos da Cozinha Madeirense e outros típicos da Cozinha Italiana.

Esta Tortellini é um prato indicado para entrada do almoço ou jantar, em especial de um prato de carne, mas também pode ser sugerido enquanto prato principal. Trata-se de uma sugestão ideal para os vegetarianos, desde que a massa seja confeccionada a partir de farinha integral.

Yves Gautier
Chefe Executivo Galo Resorts Hotels

Tortellini de requeijão com pesto de rúcula


Ingredientes
(para 10 pessoas)

400 g de farinha
1 dl de azeite frutado
1 ovo
1,25 dl de água
350g de requeijão
100g de cebolinha fresca (chives)
100 g de alho
100g de rucula
20g de queijo S. Jeorge
2dl de azeite
Sal fino e pimenta de moinho

Modo de preparação:
Fabricar uma massa à tortellini, com farinha, ovo, azeite, sal fino e um pouco de água, misturando bem com a palma da mão. Guardar no frio, durante 20 minutos, no mínimo; misturar o requeijão com a cebolinha cortada fina; com a ajuda dum rolo da massa ou de uma máquina, estender a massa à tortellini, e, entre duas bases de massa estendida, colocar montinhos de requeijão, fechar hermeticamente e dobrar os pontos, guardar no frigorifico ou no congelador; cozer os tortellini numa panela com água salgada com fio de azeite; numa frigideira, colocar os tortellini, envolvidos com o pesto de rúcula. Finalmente, decorar com tomate em cubos e gomas de tomate.

Preparação do pesto de rúcula: misturar alho picado, rucula picada e queijo de S. Jeorge e azeite. Deitar no prato com um fio de molho.

Sugestão do chefe:
Acompanhar com vinho “Cheanti” e pão com bacon