segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

Revista Saber



Nesta edição apresento uma sobremesa que se adequa perfeitamente numa refeição pesada. Pode ser servida em qualquer altura do ano. Trata-se de um sablé de limão com ervas que podem ser encontradas nas nossas próprias hortas. No caso, utilizo tomilho mas pode-se optar por qualquer outra a exemplo da salsa. A opção fica ao vosso critério.
Para a confecção desta sugestão convidei a Chefe de Pastelaria do Galo Resorts Hotel, Josefina Gouveia, uma profissional que empresta o seu toque de classe a esta sobremesa. Bon apetit!

Yves Gautier
Chefe Executivo do Galo Resorts Hotel

(Colaboração: Flávio Matta)
Fotos: Adelino Quintal

Sablé de limão com ervas da horta

Ingredientes:
(12 Pessoas)

Para a base do sablé:
225 g manteiga
175 g açúcar rafinado
60 g amêndoa em pó
2 ovos
375 g farinha
3 g sal

Para o creme de limão
10 raspa e sumo de 1 limão
10 ovos
500 g de açúcar
40 g de manteiga sem sal
120 g de óleo de ervas da horta

Para a decoração:
300 g de limão
125 g de açúcar
1 rama de tomilho

Modo de preparação:
Confeccionar a massa de sablé e misturar os ingredientes todos; descançar um pouco e moldar numa forma de tarte; cozer num forno morno a 160ºC, durante 20 minutos; fabricar o creme de limão: para tal, misturar numa panela o sumo, a raspa, o açúcar, e os ovos e deixar cozer até engrossar (atenção: não deixar ferver); adicionar a manteiga e o óleo de ervas e colocar na base da tarte; colocar novamente a cozer no forno a uma temperatura de 120ºC durante 10 minutos; cozer sa rodelas de limão dentro duma calda de açúcar com tomilho até caramelizar.

Modo de empratamento:
Colocar uma fatia de sablé no centro do prato e dispôr por cima as rodelas de limão caramelizadas. Para finalizar, decore com uma folha de hortelã.

Sugestão do Chefe:
Acompanhar com o Cocktail nonalcoholic do Galo Twist