quinta-feira, 8 de março de 2007

Revista Saber


Nesta edição apresento um prato de espargos brancos frescos cozidos com mousse de tomate e laranja e chips de bresola. Trata-se de uma sugestão indicada para os dias mais quentes do ano e que pode muito bem ser servido como entrada já a partir da Primavera.
O espargo é um legume muito bom mundialmente conhecido pelos seus benefícios para a saúde: dispõe de um gaz natural que não só limpa o intestino como purifica todo o organismo. No entanto, para manter as características benéficas, o espargo não deve ser cozinhado durante muito tempo e deve ser servido sempre fresco (colhido no máximo durante as 72 horas precedentes). 
Bon apetit!

Yves Gautier
Chefe Executivo do Galo Resorts Hotel

(Colaboração: Flávio Matta) Fotos: Adelino Quintal

Espargos brancos cozidos com mousse de tomate e laranja, chips de Bresola

Ingredientes:
(2 Pessoas)

Para os espargos:
225 g Espargos brancas frescos
10 g Sal grosso/ litro de água fervida

Para o mousse de tomate:
1lt Sumo de tomate
1 cl Sumo de laranja
6 Folhas de gelatina
1 sifon para chantilly
Sal e tabasco q.b.

Para o chips de bresola:
100g Bresola (cortado muito fino)

Modo de preparação:
Descascar os espargos com o descascador fino (cortar da cabeça até o pé); derreter as folhas da gelatina dentro do sumo de tomate, temperar com sal e adicionar o sumo de laranja e o tabasco; colocar dentro do sifon, fechar, incorporar duas garrafinhas de gaz e guardar no frigorífico; cortar a Bresola (salsicha italiana meio seca) muito fina e levar ao forno morno; preparar gomas e zeste de laranjas; cozer os espargos em água fervida durante 5 minutos, aproximadamente.

Modo de empratamento:
Colocar ao centro do prato os espargos quentes, cobrir com a emulsão, juntar o chips e as gomas de laranja e enfeitar com zeste de laranjas. Para finalizar, decorar com algumas folhas de salsa.

Sugestão do Chefe:
Acompanhar com vinho verde bem fresco, ou sumo de laranja fresco.