sábado, 29 de novembro de 2008

 
Caros Apreciadores
Feliz esta semana, todos nós temos motivo para estarmos satisfeitos, a Madeira ganhou a sua 1ª estrela Michelin !!!
Pela mão do chefe do Gallo D’Ouro o simpático Benoit Sinthon . Todos nós sabemos que não é fácil atingir esta meta, ela é sonho e frustração de muitos Chefes de Cozinha. Os nossos parabéns deverão ser partilhados por toda a equipa do Cliff Bay, que deram as ferramentas e desafiaram este chefe para dar o seu melhor e por todos os outros chefes da região, que competindo entre si, incitaram este para atingir este facto memorável. Porque na verdade existem os 4 Terríveis Mosqueteiros da cozinha regional, que há já alguns anos se encontram regularmente para discutir amigavelmente da sua arte culinária e da dos outros ….
São quatro os elementos desta quadrilha, o agora consagrado Benoît  Sinthon, Carlos Magno (Quinta das Vistas), João Espirito Santo (FN Hotelaria) e Yves Gautier (Quinta do Furão). E é com este último que a PAIXÃO do VINHO fará o próximo evento Enogastronómico no Sábado dia 29 de Novembro na Quinta do Furão. Em harmonia com os vinhos de um mais um Gaulês, este radicado no DOURO, Jean-Hugues Gros, enólogo francês, que durante muitos anos deu apoio enológico a várias marcas de vinhos do Douro e agora decide fazer os seus vinhos.

Em 4 versões:
Little Odisseia Tinto
Odisseia Branco
Odisseia Tinto 2005 que foi premiado com 85 pontos pelo famoso Robert Parker na Revista Wine Advocate 2007.
Odisseia Reserva 2005 que obteve 5 estrelas pela Revista brasileira Gula em Março de 2008.
O outro Gaulês, cozinheiro, do qual já falamos, parece-nos sentir-se bem em Santana, com uma cozinha mais rústica mas imensamente saborosa deixou-se influenciar pela sua vivencia nesta ilha da Madeira e conseguiu uma conjugação muito interessante entre as suas raízes de OBILIX e as experiencias Campónias (para não utilizar o termo Vilão) desta sua pátria adoptiva, á qual já proporcionou momentos culinários inesquecíveis. Prometeu-nos criar mais um destes momentos com o seguinte MENU:

Rillette de coelho cassador com compota de passas da casa e açafrão.
Consome de camarões com gengibre e dim. sum do mesmo.
Filete de charuteiro assado numa crosta de sal de citrinus, legumes confitado em azeite de laranjeira
Lombo de vitela assado, legumes grelhado, molho sarapatel
Trilogia de frutas da região. (mouse de chocolate branco com banana, cheese cake de doce de uvas, sorvete de maracujá com agrião).
Café

Amigos, nós PAIXÃO do VINHO gostaríamos de vos animar a ALMOÇAR connosco ao norte da ilha, em Santana às 13h, presenciar e fazer parte desta conjugação de dois conterrâneos franceses com vivências lusas muito profundas. Entre a tentativa de não abdicar das suas raízes natais e o de adoptar do bom e do genuíno que o dia-a-dia lhes proporciona nesta pátria de todos nós, será só por si um momento único …
Já nos acusaram de masoquismo ao enviar estas informações no fim ou princípio das respectivas semanas, contudo achamos que não há melhor do que começar a labutar, com a expectativa de chegar ao próximo sábado com a correspondente compensação de uma singular refeição acompanhada de excelentes Vinhos.
Meus caros tenham uma fabulosa semana, esqueçam as crises e tristezas e até Sábado dia 29 de Novembro na Quinta do Furão em Santana.
Cumprimentos

Francisco Albuquerque e Filipe Santos

PAIXÃO do VINHO

Almoço Enogastronómico no restaurante da ‘Quita do Furão’
 com vinhos do enólogo francês Jean-Hugues Gros
Data: Sábado dia 29 de Nov