domingo, 27 de maio de 2012

Food revolution day Madeira 2012

Ex.mos Senhores,

As comemorações do evento Global "Food Revolution Day", liderado pelo conhecido Chef Jamie Oliver, tiveram como objetivo principal educar para a importância de uma alimentação saudável. Na Madeira, graças à colaboração e patrocínio de mais de 35 entidades e ao envolvimento e participação activa do público em geral, implementámos um programa de perto de vinte eventos ao longo de uma semana completa e foi possível chegar mais além, alertando para os impactos ambientais, sociais e económicos dos comportamentos alimentares de cada um, procurando mudar a forma como as pessoas se alimentam tornando-as consumidores conscientes e responsáveis das suas opções e promovendo a produção e consumo de produtos biológicos como parte da solução para alguns dos problemas que a humanidade enfrenta atualmente.

Consideramos legítimo concluir que o Food Revolution Day na Madeira atingiu plenamente os objetivos propostos. Para a organização, a iniciativa não terminou. Pelo contrário, constitui o início de uma etapa cada vez mais abrangente e exigente, com novos desafios que implicam constante empenho e motivação por parte de quem abraça uma nobre causa. Estamos motivados para continuar a trabalhar por esta causa e estamos convictos de que ideias de novas iniciativas surgirão em breve, não devendo esperar por um novo 19 de Maio porque todos os dias podem e devem ser marcos de uma verdadeira revolução alimentar, desde o campo até ao prato.

Agradecemos a todos os envolvidos, que permitiram o sucesso e projeção da iniciativa e da Madeira, e estamos receptivos a ideias e projectos que possibilitem a promoção de uma alimentação saudável e sustentável.

Com os nossos melhores cumprimentos,

Bernardo Melvill de Araújo
Director Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural

Cláudia Vasconcelos
Comissão Organizadora
Food Revolution Day / Fundação Jamie Oliver

Final FN kitchen team cup 2012

1º FN KITCHEN TEAM CUP 2012
A GRANDE FINAL
Tema : O ATUM

Data: 09 de Junho de 2012
Local: Plataforma à frente do restaurante Beerhouse
Hora: Eliminatória às 10H00
Duração: 120 minutos

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Food Revolution Day in 600 cities , 2012

Over 600 Cities Kick Off The First Ever Food Revolution Day

Over 600 Cities Kick Off The First Ever Food Revolution Day


Fri 18 May 2012Story by The Food Revolution Day Team

Months ago we declared that on May 19 people around the globe would come together to share their knowledge and promote better food education. We named Food Revolution Day our first ever global day of action, emphasizing that the movement is not only about Huntington, West Virginia or the Los Angeles Unified School District. We set out to celebrate and unite the work across Jamie’s foundations in the US, UK and Australia, but knew that the heart of the revolution was much bigger than that.

The issues are universal, and therefore it was about celebrating and uniting worldwide. Food Revolution Day was born with the idea of engaging people who care about food education, that want to put a stop to the growing issue of obesity and diet-related illnesses, no matter where they are or what their circumstance. The focus for year one has been to plant the seeds for teams around the world, to show that if we all stand up for real food, together we can make a difference.

The response and commitment for Food Revolution Day has been absolutely amazing so far! We have over 600 cities and close to 60 countries participating this year. From Jeddah to Santiago, San Francisco to Hong Kong, and Budapest to Nairobi - you have come together to help us launch something very special.

There will be a large all day event in Chicago, and a local farm visit in Singapore. Local chefs will cook for school children in Freetown, Sierra Leone, and in Brazil preschool children will make fish stew. There are almost 100 events across Australia, with cooking demos and BBQs in nearly every Good Guys store in the nation. Jamie’s Fifteen apprentices will be serving up flatbreads while dishing out cooking advice in London, while Toronto trains a new generation of Petit Chefs. There are more than a half a dozen events to choose from in Milan alone, and Bucharest and Beijing have joined the movement.

The revolution has spread to the islands with 6 events across Madeira, and celebrations in the Maldives Malaysia and Manila. The reach is truly global.

Have you searched the map to see what’s going on in your neck of the woods? Now is the time to plan your weekend and sign up to attend an event! Is your city or village or town missing? It’s not too late to get it up on the map! Gather your friends and host a dinner party or throw a last minute local food event on a budget for others in the community.

Join the fun, and the rest of the world, and stand up for real food!

The Food Revolution Day Team

domingo, 20 de maio de 2012

Food Revolution Day

Um agradecimento especial ao Chef Yves Gautier, a estrela deste evento, incansável, talentoso, bem disposto, disponível que nos preparou uma maravilhosa refeição com produtos biológicos da região e peixe fruto de pescarias sustentáveis ao abrigo do projeto Marprof

food revolution 2012, Madeira

Partager

Food Revolution Day (marprot) Madeira 2012

Do menu, preparado, pelo Chef Yves Gautier, para o piquenique bio, do dia 19, dia da Revolução Alimentar, consta a cavala da nossa costa, capturada através de pescarias sustentáveis e o camarão da Madeira. Ambas as espécies foram cedidas, através do projecto MARPROF. Saiba mais em www. marprof.org

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Food Revolution Day,Dias de Portas abertas no Germobanco 2012

Dias de Portas abertas no Germobanco, uma iniciativa da Universidade da Madeira, inserida nas comemorações do Food Revolution Day
PLANTAS COMO FONTE DE MATERIAIS E MATÉRIAS-PRIMAS

[foto: Hypericum perforatum; texto: Nuno Nunes e Dina Henriques]

O reino vegetal é extremamente diversificado, albergando cerca de 300 mil espécies, que ao longo de milhões de anos evoluír...am em estreita adaptação com o meio ambiente. Entre estas, cerca de 10 mil espécies são ou foram utilizadas pelo homem para diversos fins.

O Homem ao longo da história foi aprendendo a conhecer as características das plantas úteis para a sua sobrevivência. As plantas são por conseguinte fonte de conhecimento, de matérias-primas e materiais, para além de alimento. O progresso civilizacional do homem é indissociável das plantas e do desenvolvimento da capacidade para as utilizar na alimentação, na medicina e nas mais diversas indústrias.

O desenvolvimento da indústria teve por base a utilização das plantas, enquanto fontes de matéria-prima, sendo hoje utilizadas na satisfação das mais diversas necessidades humanas.

Na indústria alimentar, as plantas são usadas na produção de óleos e margarinas (ex. girassol, soja, amendoim e milho), de mel e açúcar (ex. cana de açúcar e beterraba), de geleias e compotas (ex. pêros, framboesa, abóbora e pimpinela).

As plantas são essenciais na indústria têxtil, pois o vestuário geralmente é constituído por algodão e linho. A tapeçaria é produzida com a utilização de sisal e cânhamo. O papel é produzido a partir do eucalipto e de outras árvores da floresta.

A investigação e o conhecimento científico permitiram descobrir e desenvolver novas aplicações para as plantas, que até há pouco tempo eram consideradas impossíveis ou improváveis.

Dos novos biomateriais e o uso sustentado dos recursos vegetais depende em muito o futuro e bem-estar do ser humano. Assim, tintas vegetais, à base de milho completamente biodegradáveis, foram desenvolvidas e são aplicadas pela indústria gráfica. Os nossos veículos podem deslocar-se com a utilização de biocombustíveis obtidos a partir da destilação da soja, milho, girassol e rícino.

Outras plantas, como por exemplo a alfalfa, podem ser utilizadas na fitomineração de nanopartículas de ouro, urânio, cobalto e outros metais, e as plantas da família das couves e favas podem são utilizadas na fitoremediação de forma a libertar tornar os solos da contaminação por metais tóxicos.

As plantas aquáticas começaram a ser utilizadas no tratamento de efluentes, com outras culturas a depender da água purificada por estas para o seu crescimento, permitindo o desenvolvimento de sistema de produção agrícola dinâmicos e auto-sustentáveis.

Na Madeira, entre os inúmeros exemplos podemos referir, a utilização de plantas, na indústria madeireira que exporta eucaliptos e criptomérias para a produção de papel e de materiais para construção, na indústria alimentar, o funcho é usado para produção de rebuçados, e na indústria transformadora, onde algumas orquídeas são utilizadas para produzir peças de joalharia.

A barrilha (Mesembryanthemum crystallinum) era antigamente utilizada na produção de sabão depois de incinerada ao ar livre.

O hipérico (Hypericum perforatum) tem o potencial de ser utilizado na indústria farmacêutica como um anti-depressivo. É também utilizado o vimieiro para a produção dos mais diversos materiais desde cadeiras, mesas, molduras e cestos em que estes últimos também podem ser construídos com cana vieira.

Food Revolution Day 2012




Amanhã, os participantes do Piquenique preparado pelo Chef Yves Gautier, vão poder saborear maravilhosas iguarias, preparadas com produtos biológicos da EcoSanto ou cedidos por outros produtores bio. O Menu faz adivinhar um dia memorável para todos os participantes...

food revolution 2012, Madeira

 
 Fundação Jamie Oliver , um camião no USA

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Food Revolution Day RTP Madeira



Hoje o Chef Yves Gautier esteve presente no Madeira Viva, na RTP Madeira. Um defensor e habitual consumidor de produtos biológicos estará no Santo da Serra, no proximo dia 19 de Maio a comemorar o Food Revolution Day, com um piquenique bio na Ecosanto, uma exploração agrícola convertida ao Modo de Produção Biológico