sábado, 26 de junho de 2010
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Feira em Santarem
domingo, 20 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Feira em Santarém
Carpaccio de batatas doces com maracujá e flor de funcho.
Carpaccio de batatas doces, fina fatias de batatas marinado com maracujá flor de funcho sal, pimenta e azeite
Charutos de batatas doces (fina fatias de batatas) envolvido com xarope maracujá, seca no forno e quando quente enrolado sobre uma caneta.
Purée de batatas doces assadas com funcho cozido com erva doce, passado no passe-vite
Feira em Santarem
ATUM COM PÉTALAS E GAIADO SECO COM AROMAS PRIMAVERIS
( Cubos de atum selado em caldo de peixe, envolto em caldo espesso e coberto de pétalas de flores e ervas frescas, lascas de gaiado com vinagre de vinho, folhas verdes e conchas de cebolinhas do caniço caramelizadas)
Feira em Santarem
Sonho de espada com banana de prata de Madeira em massa de inhame, chutney de mamão e milho frita de Santana com favas escabeche.
Filete de espada com uma rodela de banana de prata embrulhada com massa de sonho de inhame, fritada, servido com chutney de Mamão, pimenta da terra e perixil, e servido com uma taça de milho de Santana (branco) frita e recheado com favas escabeche.
Feira em Santarém
FILETE DE PARGO & LAPAS COM ESCABECHE SUAVE DE LEGUMES
( Filete de pargo vapor guarnecido com legumes cozinhados em caldo de lapas escabeche suave )
Feira em Santarem
Bolo de Mel com Requeijão Madeirense e Maracujá
Uma fatia de bolo de mel de molhado com leite, caramelizado.
Geléia de maracujá colado com Agar-agar.
Creme de requeijão.
Folhas de hortelão
Feira em Santarem
SINTONIA DE MARACUJÁ + QUEIJO FRESCO & BANANA
(Raviolis de beterraba com queijo fresco e maracujá com creme de banana , estivia e pingos de mel de cana)
terça-feira, 15 de junho de 2010
Feira Nacional de Agricultura com “Fragrâncias e Paladares da Madeira”
Decorreu em Santarém 05 a 13 de Junho, a 47ª edição da Feira Nacional de Agricultura.
A Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, que tem mantido uma presença constante para dar a conhecer a evolução do sector agro-alimentar regional, e promover os seus principais produtos.
Novidade, na participação do corrente ano, foi a divulgação dos “Paladares da Madeira” através de apresentações gastronómicas intituladas “Fragrâncias e Paladares da Madeira”. Assim, a 12 de Junho, dia de grande movimento de pessoas no certame e que contou com a visita de 40.000 pessoas, o espaço “Prazer de Provar” foi inteiramente dedicada à Região da Madeira.
Estas apresentações foram possíveis realizar porque o desafio lançado pela DRADR a alguns conceituados chef’s foi prontamente aceite. Assim, os chef’s Yves Gautier da Quinta do Furão e João Espírito Santo da FN-Hotelaria apresentaram, em três sessões, diversos pratos da melhor gastronomia madeirense, numa abordagem entre o tradicional e o contemporâneo.
João Espirito Santo realça a importância de divulgar a diversidade de aromas que a nossa Região dispõe. Para isso, com ele levou uma enorme variedade de ervas aromáticas e flores comestíveis, algumas produzidas por produtores locais, outras espontâneas recolhidas da natureza. Essa profusão de cheiros e cores foi sem dúvida um momento de atracção de todos aqueles que passaram por aquele espaço durante o dia.
Por sua vez, Yves Gautier considera que a aposta de uma gastronomia regional forte deverá passar por trabalhar os produtos tradicionais. Grande apreciador dos produtos de Santana, o chef Gautier recorreu também ao Inhame, à batata-doce e ao milho para demonstrar o que de diferente e novo se pode fazer com base no tradicional.
Assim João Espirito Santo e Yves Gautier apresentaram:
· Ilha das Flores e Aromáticas: Trilogia de Batata-doce pelo chef Yves Gautier e Atum com Pétalas, Gaiado Seco e Aromas Primaveris pelo Chef João Espírito Santo;
· Maré Baixa: Sonho de Espada com Banana de Prata e Inhame pelo chef Yves Gautier e Filete de Pargo & Lapas com Escabeche Ligeiro de Legumes pelo Chef João Espírito Santo
· Rota do Açúcar: Bolo de Mel com Requeijão Madeirense e Maracujá pelo chef Yves Gautier e Sintonia de Maracujá, Banana & Queijo Fresco do Santo da Serra pelo Chef João Espírito Santo
Queremos, assim e mais uma vez, agradecer aos Chef’s e às suas Casas a disponibilidade para que em conjunto e com esta oportunidade demos mais um passo na valorização dos nossos produtos, da nossa gastronomia e sem dúvida da nossa Região.
domingo, 13 de junho de 2010
quarta-feira, 9 de junho de 2010
sábado, 5 de junho de 2010
Feira em Santarem
Página Inicial Notícias “Chefs” divulgam produtos genuinamente madeirenses
“Chefs” divulgam produtos genuinamente madeirenses
Direcção Regional de Agricultura promove Região no maior certame nacional do sector
Chefes de cozinha vão mostrar, no mais antigo e maior certame agrícola português, alguns exemplos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente da Região. A iniciativa é da Direcção Regional de Agricultura, que leva a Santarém uma forma diferente de dar a conhecer o que a Agricultura madeirense produz, aproveitando, simultaneamente, para divulgar outros produtos “made in Madeira”.A A Madeira leva hoje, ao maior e mais antigo certame de divulgação da agricultura portuguesa, a Feira de Santarém, uma iniciativa inovadora denominada "Fragrância e Paladares da Madeira". Alguns dos melhores chefes de cozinha apresentarão, a 12 de Junho, um dos dias mais importantes do certame, pratos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente madeirenses. A iniciativa é da Direcção Regional de Agricultura.
O director regional de Agricultura, Bernardo Araújo, sublinha que esta será uma forma de divulgar a qualidade da agricultura madeirense, aproveitando, em simultâneo, para promover a gastronomia da nossa terra.
De hoje e até 13 de Junho, vai decorrer em Santarém, a 47ª edição da “Feira Nacional de Agricultura”, o mais antigo e importante certame agrícola realizado em Portugal.
Segundo Bernardo Araújo, «a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, mantendo uma presença ininterrupta no certame desde 1990, tem recorrido à “FNA” para dar a conhecer a evolução do sector agro-alimentar regional, e promover os seus principais produtos com fluxos históricos ou potencial para o mercado continental, como ainda e naturalmente os respectivos produtores/empresas».
Este certame, que em média recebe anualmente cerca de 150.000 visitantes, constitui, conforme recorda o governante, «sem dúvida um claro espelho da agro-pecuária nacional, agregando toda a fileira do sector (da área institucional à empresarial)».
«Novidade, na participação do corrente ano, constitui a divulgação dos “Paladares da Madeira”, através de apresentações gastronómicas intituladas “Fragrâncias e Paladares da Madeira”. Assim, a 12 de Junho, dia de grande movimento de pessoas no certame, o espaço “Prazer de Provar” será inteiramente dedicada à Região, tendo para o efeito aceitado o repto os chefes Yves Gautier, da Quinta do Furão, e João Espírito Santo, da FN-Hotelaria, que apresentarão, em três sessões, diversos pratos da melhor gastronomia madeirense, numa abordagem entre o tradicional e o contemporâneo», explica Bernardo Araújo.
Os chefes de cozinha convidados irão apresentar as “Fragrâncias e Paladares da Madeira” e efectuar os seguintes "show cookings": 14h – Ilha das Flores e Aromáticas: Trilogia de Batata-doce por Yves Gautier, Atum com Pétala, Gaiado Seco e Aromas Primaveris por João Espírito Santo; 16h30 – Maré Baixa: Sonho de Espada com Banana de Prata e Inhame pelo chefe Yves Gautier; Filete de Pargo & Lapas com Escabeche Ligeiro de Legumes pelo chefe João Espírito Santo; 20h30 – Rota de Açúcar: Bolo de Mel com Requeijão Madeirense e Maracujá por Yves Gautier, Sintonia de Maracujá, Banana & Queijo Fresco do Santo da Serra por João Espírito Santo.
Bernardo Araújo anuncia ainda que serão também dados a provar algumas especialidades produzidas pelas empresas regionais, tais como: vinho da Madeira e licores regionais, sumos e refrigerantes de maracujá, bolo e broas de mel de cana, sobremesas de banana e charcutaria regional.
«Será, sem dúvida, mais um óptimo contributo para divulgar as potencialidades e extraordinária qualidade destes nobres produtos da agricultura madeirense!», conclui.
In JM de 05 de Junho de 2010
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)