segunda-feira, 21 de junho de 2010

Feira em Santarem


Região esteve na Feira Nacional da Agricultura
Participação madeirense encantou visitantes
A participação da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, na Feira Nacional de Agricultura, pretende dar a conhecer ao mercado de Portugal Continental o que de melhor se faz a nível regional com os produtos agro-alimentares, conforme salienta o director regional, Bernardo Araújo.
De 05 a 13 de Junho, decorreu em Santarém, a 47ª edição da “Feira Nacional de Agricultura”, o mais antigo e mais importante certame agrícola realizado em Portugal.
A Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural convidou diversas empresas e associações a estarem representadas neste certame, entre as quais aceitaram: A Segurelha, Apimadeira, Chabom, Companhia Insular de Moinhos, Duarte Caldeira & Filhos – Seixal Wines, Empresa de Cervejas da Madeira, Fabolacha, Fábrica de Mel de Cana do Ribeiro Seco, Fábrica de Santo António, Faria & Filhos, Henriques & Henriques, Ilma, João Mendes Unipessoal, Luís Ferreira, Madeira Wine Company, Santagro, MADIF, Santoqueijo, Seiçal, Tito de Sousa Brazão e Vinhos Barbeitos. A sua presença é sem dúvida um espelho do dinamismo do sector na Região.

Acção de degustação

Além de estarem presente, algumas empresas quiseram, conforme saleinta o director regional de Agricultura, «incrementar a participação regional através da cedência dos seus produtos para algumas pequenas sessões de degustação».
Deste modo, os 40.000 visitantes da Feira, no dia 12 de Junho, tiveram oportunidade de provar os bolo e as broas de mel de cana da Madeira da Fábrica de Mel de Cana do Ribeiro Seco, a brisa maracujá da Empresa de Cervejas da Madeira, o rum com mel e o licor de maracujá da Faria & Filhos, a sobremesa de Banana da MADIF e o sumo de maracujá da Ilma.
«A receptividade a estes produtos foi enorme o que demonstra a aptidão do mercado nacional pelos nossos produtos de qualidade», destacou o governante.
Bernardo Araújo lembrou, igualmente, as demonstrações gastronómicas que decorreram no sábado 12, conforme noticiou o JM.
Com efeito, a Madeira levou, ao maior e mais antigo certame de divulgação da agricultura portuguesa, uma iniciativa inovadora denominada "Fragrância e Paladares da Madeira". Dois dos melhores chefes de cozinha madeirenses apresentaram pratos da melhor gastronomia madeirense, aproveitando produtos genuinamente madeirenses. A iniciativa foi da Direcção Regional de Agricultura.
O director regional de Agricultura, Bernardo Araújo, sublinha que esta foi uma forma de divulgar a qualidade da agricultura madeirense, aproveitando, em simultâneo, para promover a gastronomia da nossa terra.
Este certame recebeu a visita de 166.000 pessoas durante os seus 9 dias de actividade. Inaugurada pelo Ministro da Agricultura, Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, a Feira Nacional de Agricultura contou ainda com a visita de diversas personalidades nacionais como Paulo Portas, líder do CDS-PP, Fernando Nobre, candidato à Presidência da República, Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República, Jerónimo de Sousa, líder do PCP e Pedro Passos Coelho, presidente do PSD.
No entanto, também elevadas figuras internacionais fizeram questão de vir a Santarém visitar a Feira e conhecer o que de melhor se faz em Portugal ao nível da agricultura e gastronomia, nomeadamente Dacian Cioloş, Comissário Europeu para a Agricultura e Desenvolvimento Rural, Elena Mangana, Presidente do Conselho de Ministros da Agricultura da União Europeia e Ministra espanhola de Médio Ambiente y Médio Rural e Marino e Saša Dragin, Ministro da Agricultura da República da Sérvia visitaram esta edição da Feira Nacional de Agricultura.

Contributo à divulgação

Segundo Bernardo Araújo, «a Direcção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, mantendo uma presença ininterrupta no certame desde 1990, tem recorrido à “FNA” para dar a conhecer a evolução do sector agro-alimentar regional, e promover os seus prin
«Novidade, na participação do corrente ano, constituiu a divulgação dos “Paladares da Madeira”, através de apresentações gastronómicas intituladas “Fragrâncias e Paladares da Madeira”, tendo para o efeito aceitado o repto os chefes Yves Gautier, da Quinta do Furão, e João Espírito Santo, da FN-Hotelaria, que apresentaram, em três sessões, diversos pratos da melhor gastronomia madeirense, numa abordagem entre o tradicional e o contemporâneo», explica Bernardo Araújo.
«Foi, sem dúvida, mais um óptimo contributo para divulgar as potencialidades e extraordinária qualidade destes nobres produtos da agricultura madeirense», concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário